quinta-feira, 25 de junho de 2009

Florença e Veneza

Uma semana de férias entre Florença e Veneza, com passagens por Pisa e Verona.

Florença é uma daquelas cidades que exala arte e cultura. Repleta de esculturas por toda a cidade.A Piazza della Signoria é quase um museu ao ar livre (embora a estátuas sejam imitações das originais), a PonteVecchio relembra-nos a antiga Florença retratada n' O Perfume, o Duomo é absolutamente fantástico (p quem n tiver vertigens, vale a pena a subida!) e o David de Michelangelo é uma obra de arte incrível! Para quem gostar do Renascimento os Uffizi são o museu ideal (a sala de Botticelli vale a pena). E muito mais é imperdível: as estreitas ruas ladeadas de altos e trabalhados edificios, as igrejas espalhadas nas esquinas e, para quem gostar, lojas de todas as grandes e pequenas marcas!!!


Veneza é maravilhosa! Sei q sou suspeita porque para mim todas as cidades de canais são um encanto. Esta sim é uma cidade cuja vida deve ser desfrutada: caminhar pelas ruas e pontes e viajar no vaporetto (ou p os mais apaixonados, na gondola). A Piazza de San Marco é linda! O Rialto relembra o Mercador de Veneza e uma sociedade de comércio.


Verona, a pequena cidade de Romeu e Julieta. A Casa de Julieta dá-nos a conhecer a varanda onde Romeu se declarou e somos rodeados de mensagens de amor coladas na parede com post-it. Pacata e deslumbrante, vale a pena ser visitada.

Pisa, uma desilusão. Nem um dia é necessário p a conhecer! Só vale mesmo a pena a torre que fica situada na luminosa Piazza dei Miracoli os jardins preenchem-se de turistas de mãos no ar em poses para a tradicional fotografia a empurrar a francamente inclinada torre. Três horas é suficiente p a visita.

Em qualquer uma das cidades é essencial provar a gastronomia (as pastas são di-vi-nais). Não esquecer os gelados!

2 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Itália será para o ano destino de festejo de uma data mt importante e Pisa nunca fez parte do roteiro. Assim vai continuar... É bom saber opiniões e vou considerá-la.

    ResponderEliminar
  2. Acho mesmo que só vale a pena lá passar se estiver no caminho...

    ResponderEliminar